29

Out

2012

Festival Ciclismo 2012

A Rádio / Jornal Cidade Hoje continua na linha da frente,  depois de ser pioneira nacional num programa radiofónico sobre ciclismo, este domingo decorreu na casa das Artes de Famalicão o FESTIVAL DO CICLISMO FAMALICÃO.

Parabéns Cidade Hoje se isto foi o 1º Festival, nem quero imaginar como será o segundo.

Um palco com uma decoração linda de morrer.
Uma programação com uma dinâmica incrível.
Um Júri de excelência.
Um painel de convidados a meter inveja a qualquer evento de nível Nacional.
Um programa de animação fabuloso.
Sinceramente é um orgulho viver nesta cidade, quem nos visitou saiu dali com uma saudável inveja.

Faltou um troféu Rodas Ouro para o programa GRANDES PEDALAS, eu sei que não vos ficava bem, mas o programa merece, disso ninguém tem duvidas, como para o ano, outro trofeu rodas d´ouro para este FESTIVAL.

PARABÉNS


O troféu RODAS D´OURO, que serviu para distinguir, atletas, clubes, organizaçoes e individualidades que durante 2012 se distiguiram nas mais diversas modalidades do ciclismo, Btt, Dh, XCO, XCM, etc


O palco


As Talvai 24 horas Btt Famalicão foi o evento de 2012.
Um enorme obrigado á Cidade Hoje, ao seu juri, aos nossos parceiros, patrocionadores, participantes, público, pois sem eles isto não tinha sido possivel, por isso um bocado deste trofeu é deles.
O bocado maior é nosso, dos Amigos do Pedal pois para ser possivel organizar os eventos, fica para trás muitas horas, muito trabalho, alguns momentos complicados, mas isto só nos tem fortalecido.


Para entregar o trofeu o Ricardo Costa da Full Sport.


A foto.


Mas não só de trofeus se viveu neste Festival.


Diversos elementos dos Amigos do Pedal foram convidados a subir ao palco para entregar troféus, e isso também nos enche de orgulho.
Paulo Rua (Bia) o nosso triatleta que já no proximo mês de Novembro se desloca ao México para participar no Ironmen.


Paulo Machado.


Francisco Carvalho.

"O texto que não ouvi nem metade"

Boa noite,

Como responsáveis deste Festival queremos nestes Trofeus homenagear os atletas campeões e distinguir pessoas e instituições, fazendo uma escolha assente em critérios que de alguma forma sirvam para prestar reconhecimento a quem promove este desporto.
O trofeu personalidade/instituição do ano é o elogio àqueles que pela sua acção contribuíram para o desenvolvimento desta modalidade.
Começou tarde… em 2006, num grupo de amigos, decidiu fazer os Caminhos de Santiago de bicicleta em 3 etapas… [um feito considerável para quem fazer a ciclovia era uma maratona...]… Foi este o click!
Desde a adolescência que não andava de bicicleta mas a paixão cresceu, juntou-lhe dedicação e dinâmica, como faz em tudo que se envolve, e ganhou a admiração de quem anda no BTT.
 Cheio de entusiasmo conseguiu contagiar os que o rodeavam e também eles se apaixonaram pela modalidade.
Daí até ser “empurrado” a organizar alguns eventos foram... 10 metros!! Com a força e determinação que o caracterizam, juntou esse grupo de amigos e montou alguns projectos que são uma referência e nacional de organização: a Maratona BTT de Famalicão, as 24horas, o Duatlo de Famalicão ou 3h de Resistência,  são eventos que idealizou e concretizou com sucesso.
É o principal dinamizador do site dos “Amigos do Pedal de Famalicão”, onde relata muitas das aventuras do grupo. Em 3 anos o site tem um milhão de visitas!
Nós, amigos de bicicletas, os seus amigos do pedal, tratamo-lo carinhosamente por Doctor Bike.
É um dos principais promotores do Btt, do ciclismo e defensor da utilização da bicicleta em Famalicao.
Presidente da Associação Amigos do Pedal, o vosso aplauso para o Paulo Machado Ruivo.


E foi aqui que as coisas se complicaram um bocado.


Fui completamente apanhado de supresa....


Foi tudo, foi o momento, foi o texto do Gonçalo lido, e logo, pelo Francisco Carvalho.
Bem tentei articular algo, mas apenas saiu OBRIGADO.
Passado 24 horas só me sai, OBRIGADO.


Mas o espectáculo esse continuava


A escola CIOR sempre no seu melhor.


A nossa Rosarinho foi chamada para apresentar o ultimo Trofeu Rodas D´ouro "Iniciativa do Ano"
MASSA CRITICA


Rui Amaral melhor que ninguem para o receber.


Momentos finais da festa.


Estavamos ali quatro, mas é como se estivessemos todos.



Para além dos elementos dos Amigos do Pedal, muitas referencias podiamos aqui fazer, mas para não falharmos, destacamos duas figuras que subiram ao palco.


Á Camara Municipal de Famalicão, pelo que tem feito e pelas palavras do seu Vice-Presidente Sr. Dr. Paulo Cunha


A Sónia Lopes que saiu de Lisboa para vir a Famalicão entregar o Troféu Rodas Ouro.

OBRIGADO PELA ATITUDE, POR NOS ENTENDEREM, E PELO QUE TEM FEITO, E POR SEREM PARA NÓS, 2 EXCELENTES AMIGOS DO PEDAL.

 

Texto retirado do Face Book do Rui Amaral

Eu sinto-me o mesmo, mas com responsabilidade acrescida, por ter sido escolhido para ir ao palco dar a cara pela Bicicletada Massa Critica Famalicão, ser o fiel depositário desta distinção - até que encontremos um sítio mais publico, para q
ue seja visitável por todos vocês, que fizeram por isso.
 
Permitam-me replicar aqui o meu discurso de total surpresa e improviso, ontem.
 Quero dedicar este prémio a outros mais:
- aos Amigos do Pedal, seu site e Paulo Machado Ruivo, que deram impulso amplificador, a uma iniciativa já com uns anos, mas esporádica e evocativa das Semanas Europeias da Mobilidade;
- às restantes Associações e entusiastas, que de há umas edições para cá, foram fundamentais a organizar, a trazer amigos, a fazer aumentar esta verdadeira bola de neve, a entusiasmar até o mais comodista Cidadão;
- à Camara Municipal, não porque se tenha emiscuido alguma vez neste movimento de livre Cidadania, mas pela progressiva sensibilidade e atenção ao tema. E também para esta ainda, como estímulo, co-responsabilização para o muito que ainda lhe falta fazer, até que o Concelho tenha um efectivo Plano de Mobilidade;
- por fim, faço questão de ligar a esta distinçao, o nosso grande Companheiro, meu Grande Amigo e co-mentor da génese Massa Crítica Famalicão (ainda no tempo das Feiras do Associativismo), o nosso "Capitão", Jorge Moniz !
 
Resumindo, o movimento de Cidadania foi distinguido, comemoramos porque é de todos, para todos, mas isto é ainda e só, o embrião.
Que esta distinção nos recarregue baterias !
Que nos dê o ânimo necessário para levarmos em frente o muito que falta, que será trazer à vida real (e não só ao fim de semana), o Plano de Mobilidade, A BICICLETA EM UTILIZAÇAO URBANA, DIÁRIA!