01

Set

2015

Rota Parq Natural Montezinho

 

O Marco Simões lançara o desafio para pedalarmos dois dias, em formato de travessia, algures neste nosso bonito país, isto enquanto não chegavam as férias com a família. Assim a primeira coisa a fazer seria encontrar um destino que agradasse a ambos, e tentando enquadrá-lo nos meios que possuíamos, ou seja sem recorrer a boleias.
Mochila às costas ou alforges eram hipóteses que não nos agradavam, sendo por isso excluídas, restava-nos arranjar um local de pernoita para servir... de base, e onde depois faríamos as partidas e chegadas.
À partida havia vários locais que rapidamente me surgiram em mente, Parque Natural do Douro Internacional; Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo; Parque Natural de Montesinho.
Mas com pouco tempo para preparação, pela facilidade dos meios envolvidos, e como o meu parceiro não conhecia nenhum dos locais propostos, a escolha caiu na última hipótese, pois também era o que melhor conhecia. Assim rumamos até Bragança para pedalar no Alto Nordeste transmontano, dando a conhecer ao Marco Simões, as bonitas aldeias e recantos do Parque Natural de Montesinho.

O trajecto foi dividido em duas etapas:

1º Dia 64Km/1500m
Baçal > Vale de Lamas > Sacoias > Varge > Rio de Onor > Portelo > França > Rabal > Baçal. (subir junto ao rio Igrejas até perto de Rio de Onor)

2º Dia 55Km/1091m
Baçal > Rabal > França > Minas do Vale da Ossa > Aldeia de Montesinho > Barragem da Serra Serrada > Rio Sabor > França > Rabal > Baçal.

Definitivamente vimos que o local escolhido para servir de “base” na aldeia de Baçal, tinha sido muito bem escolhido, pois o conforto e a simpatia dos proprietários (Maria José – Manuel Pires) da Casa Moleiro de Baçal, cativou-nos o suficiente para pensarmos em voltar. Foram dois dias memoráveis, claro que muito ainda ficou para ver.
Na memória ficam coisas como o serpentear do Rio Sabor através dos fabulosos vales e desfiladeiros até à bonita aldeia de França, as Minas do Vale da Ossa, as várias aldeias por onde fomos passando, etc.
By Jorge Moniz
Parque Natural de Montesinho

 

Mais fotos em
http://www.facebook.com/jorge.moniz.904?fref=ts

 

Nota:
Penso que pouco mais há que adiantar, para além do habitrual comentário.
Ó MONIZ VAI METER NOJO LÁ FORA.